quinta-feira, 9 de junho de 2016

Família: o primeiro campo missionário do cristão

Não sei se todos que acompanham o Blog sabem, mas sou batista. E como tal, nossa doutrina elege o mês de maio como o mês da família, oportunidade em que a igreja faz um trabalho específico em cima deste tema, principalmente, nas nossas celebrações (cultos). 

E neste ano não foi diferente. Acontece que há algo que me marcou especialmente neste ano. O mês de março é o mês de missões mundiais, sendo a época em que os batistas reúnem ofertas para ajudar os missionários que estão espalhados pelo mundo todo, lembrando do trabalho deles e louvando a Deus pela vida desses obreiros que deixaram tudo para se dedicarem de corpo e alma a esse objetivo de vida.

Percebo que neste mês, em especial, muitas pessoas são tocadas pelo Espírito Santo para ir para outro país evangelizar!

Muitos dizem: "Senti o chamado para ir para África!" "Vou para a Europa!" "Estou indo pregar o evangelho na Ásia!" "Deus me chamou para evangelizar na Oceania!" "Meu chamado é para a América do Norte!". 

Poxa, glória a Deus pela sua vida! Que Deus te abençoe! Mas antes de você ir, tenho algumas perguntas:

1) Ao refletir sobre a sua caminhada cristã até o momento para quantas pessoas você falou de Jesus no seu bairro? Ou você vai se preparar e só depois que se tornar "missionário" você vai pra um país distante falar do que Jesus fez por nós?

2) Você evangelizou os seus familiares? 

3) O amor pelas almas perdidas te consome só com relação ao país que você se sente chamado, ou quando você está na sua cidade, ao passar pelas pessoas, ao vê-las sem Cristo isto lhe incomoda, trazendo-lhe dores de parto? 

Amado, não sou ninguém para lhe julgar. Mas quando Cristo disse: "Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado" (Mateus 28:19), o nosso Senhor utilizou a palavra "todos". 

Todos somos chamados para esta boa obra, que é ir e falar do amor de Jesus às pessoas. E se acaso Deus te chamou para outro lugar, só posso crer que é vindo de Deus se o chamado missionário já faz parte da sua vida desde sempre. 

E sabe quem é o missionário mor da sua família? Pois é! Você! Deus te resgatou para VOCÊ ser o missionário da sua família. Muitas vezes pensamos no longe, no outro lado do oceano, há muitos quilômetros daqui, e esquecemos o nosso alvo próximo, o nosso primeiro campo missionário, que é a nossa própria família. 

Se você, como eu, em muitos momentos deixou sua família de lado, sem testemunhar o que Jesus tem feito na sua vida, sem lhes falar o que Jesus pode fazer na vida deles, como podemos nos achar preparados para pregar para estranhos, para pessoas que nunca vimos? 

Espero que, como eu, você tenha ficado incomodado com essas palavras. Não são minhas. Deus me incomodou para escrever esse texto, por uma razão simples: as famílias estão se perdendo por um motivo: porque nós, missionários delas, não temos falado de Jesus, não temos cumprido o nosso chamado primordial, que é ir e FALAR. Não espere que as pedras (outras pessoas) falem do amor de Jesus para os seus amados próximos. Faça como eu: tenha a ousadia e a coragem de orar a Deus para que Ele te encha do Espírito Santo e te capacite para cumprir a boa obra! 

E aí você irá sentir como é bom e agradável cumprir o chamado que a nós nos foi incumbido. 

Que Deus te abençoe!

No amor de Cristo,

Jerry Lima.