sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O pior surdo é aquele que não quer ouvir

  

"Você viu muitas coisas, mas não deu qualquer atenção; seus ouvidos estão abertos, mas você não ouve nada" (Isaías 42:20). 

Quantas e quantas vezes me recuso a ouvir a voz de Deus em minha vida... Indo além: quantas vezes tenho a ousadia e o disparate de dizer que Deus está em silêncio, que por ouvir aquilo que às vezes não é aquilo o que quero, sentencio dizendo que "Deus não me responde acerca desta situação!!!". 

Seja sincero e, isto é um momento seu com Deus, nem me atrevo a dizer o que se passa em seu coração, uma vez que o nosso Pai perscruta o íntimo e o amago do nosso ser, e reflita um momento quantas vezes você ouviu Deus falando e simplesmente quis fechar forçosamente os seus ouvidos para não ouvi-lo?

Mas por que isto acontece? Bom, primeiramente confesso que por não ter ouvido justamente a resposta das perguntas que queria ouvir (vou mudar de emprego? Vou ganhar mais esse ano? Vou ter um carro melhor? Vou sair do cheque especial? Vou ser promovido? Vou ganhar na megasena?), tenho a tendência de me autoenganar e dizer a mim mesmo que Deus está em silêncio.

Mas não está. 

E o mais incrível.

Isto não é uma particularidade minha. Como vimos, no texto de Isaías Deus deixa claro, através de sua Palavra, que Israel passava pelo mesmo problema: vocês estão com os ouvidos totalmente desimpedidos e não estão ouvindo nada!

Novamente indago: por que isso acontece? Na minha experiência cristã, isto provém da luta entre a carne e o espírito, muito bem colocada por Paulo quando escreveu aos Romanos, no capítulo 7:18 a 19. 

O assunto é de tanta importância e deveria incomodar tanto os cristãos que Paulo renova a discussão da questão quando escreve aos Efésios:

"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade" (Efésios 4:22-24).

Assim, quando aceitamos a Jesus temos uma batalha diária entre a carne, nossa natureza pecaminosa originária, e o Espírito, movendo-se e atuando em nós para que sejamos semelhantes a Deus em Justiça e em Santidade, provenientes da verdade. 

Desta forma, apesar de termos Deus falando conosco a todo momento, há situações em que concedemos espaço para este velho homem e ignoramos a voz de Deus, pois ao darmos essa permissão, os desejos enganosos tomarão conta do nosso coração e da nossa mente, desprezando em importância a voz divina.

Passei por isso recentemente. Orei a Deus pedindo a Ele que me falasse o que queria de mim, o que Ele desejava de mim, principalmente, do meu futuro. Ele me respondeu, e como me respondeu, mas não do jeito que eu queria. Ele não disse sim, não, talvez, com certeza, essa bênção eu vou te dar, já esta aqui, não. Vou te dar as bençãos de nºs. 1, 2, 3, mas a 4 e a 5, não

Não! Ele não me respondeu desta forma! Mas através de sua palavra, me lembrando que confiar em outras coisas que não NEle, total e exclusivamente no nosso Deus, não me levaria a lugar algum, e a ansiedade, a cobiça, a inveja, dentre outros sentimentos e obras da carne me tomariam de jeito, sem que eu pudesse sair desse ciclo pecaminoso!

Não é à toa que o Salmista nos lembra, no Capítulo 37, versículo 5, de entregar o nosso caminho a Deus, confiar e esperar Nele, porque a promessa é que Ele agirá! Mas isso exige fé! Fé em acreditar que a vontade Dele para as nossas vidas é sempre boa, perfeita e agradável, inclusive, na nossa atitude de ouvi-lo com a mente, o coração e com os ouvidos do Espírito, guardando aquilo que Ele tem para nos dizer.

Contudo, amados leitores, isto só foi possível mediante dois instrumentos: oração e leitura da bíblia! Sem isso, é impossível pedir para que Deus fale com você e que Ele te responda, através de sua palavra.

Se você recentemente deu espaço para a carne, como eu, e deixou os desejos egoístas tomarem conta de tudo, tenho uma excelente notícia pra você: as misericórdias do Senhor se renovam todos os dias. Assim, como eu, peça perdão a Deus e o agradeça por Ele ter o amor incomparável de falar com você e te dizer, inclusive, aquilo que Ele espera de você. E nunca pare de pedir para que Ele fale com você, por toda a sua vida, pois só o Senhor tem as palavras de vida eterna! 

No amor de Cristo,

Jerry Lima. 
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e
a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Efésios 4:22-24