quinta-feira, 24 de março de 2016

Deixando a palavra de Deus de lado



Quantas vezes, ao ouvir pregações, notei sistemáticas afirmações contrárias ao que a Bíblia, a Palavra de Deus diz, acerca de qual ou tal assunto.
Parece que hoje, infelizmente, muitos daqueles que tem a ousadia e a coragem de subir no púlpito para falar à Igreja não se preparam adequadamente para tal mister.
É incrível a quantidade de "pregações prontas" que existem e se proliferam em todas as congregações.
Parece que não há mais "bereianos" no mundo, sendo que o povo de Deus tem engolido sem contestar muitas das heresias ditas pelos "pregadores" deste tempo.
Mas o que você quis dizer com bereianos? Explico. A Bíblia, em Atos 17:10-11, ensina a atitude pela qual devemos proceder quando diante de qualquer um que falar sobre as coisas do espírito: "E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17:10-11). 

Observe que os cidadãos de Beréia examinavam a cada dia nas Escrituras as palavras do próprio Paulo, aquele que foi grandemente usado por Deus para que o Evangelho chegasse a vários povos, facilitando sua expansão. 


Sou ávido por pregar a palavra de Deus, e pela graça do Nosso Senhor já tive a oportunidade de fazê-lo algumas vezes. Mas em todas as oportunidades eu lia a palavra, texto por texto, examinando o contexto em que a passagem estava inserida, estudando, me preparando, sendo que por várias vezes a preparação levava dias. 


Entretanto, cada vez menos se vê este estudo prévio com a maioria dos pregadores. É sempre a mesma ladainha: "você pode estar no fundo do poço, você pode estar passando por tal dificuldade, mas Deus vai te dar vitória! Hoje chegou o dia da vitória! Aqueles que te perseguiam vão ser perseguidos".

A tática, da mesma forma, de pinçar um único versículo, retirando-o do contexto, e lhe conferindo uma interpretação particular é muito utilizada também pelos tais pregadores. 

Hoje, o que se quer pregar é sobre benção, sobre unção dobrada, porção dobrada, apelo material, sistema de compensação, isto é, se você for bonzinho, se você for "legal", Deus vai te abençoar, porque você merece.


Pregadores que bradam dos púlpitos palavras de ordem contra Deus, como "REIVINDIQUE A SUA BENÇÃO IRMÃO", ou "NÃO ADMITA UM NÃO DE DEUS" ou "LUTE COM DEUS, COMO FEZ JACÓ PARA TER A SUA BENÇÃO".


A verdade, queridos leitores, é que a mensagem da cruz está sendo jogada para debaixo do tapete, havendo um esforço incomum para se deturpar a verdadeira palavra de Deus, embrulhando-a em um papel de presente bonito e sendo VENDIDA com outro significado. Versículos como João 16:33 ("No mundo tereis aflições; mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo"), Lucas 14:27 ("E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo), são totalmente evitados nestes "shows de palco", porque trazem a ideia de sofrimento, de renúncia, de abdicação.


Com relação ao velho homem, ao invés de se afirmar consoante o texto bíblico, conforme Efésios 4:20:24 (Versão Bíblia Viva - "Esse, porém, não é o caminho que Cristo ensinou a vocês! Se realmente vocês ouviram sua voz e aprenderam de Jesus as verdades relacionadas a ele, então desfaçam-se dessa velha maneira de viver -- a velha natureza que era parceira nos seus maus caminhos -- completamente corrompida, cheia de imoralidade e engano. Agora as suas atitudes e os seus pensamentos devem ser constantemente renovados. Sim, vocês devem revestir-se do novo ser, criado por Deus, que é parecido com a sua natureza, santa e justa, proveniente da verdade"), tem-se pregado o contrário, sendo que a mensagem, da maneira e pela forma com que se prega, entende-se que deve se dar espaço para o velho homem, configurado nos clamores pelo materialismo exacerbado, cego, e pelo individualismo, o "eu", "eu", "para mim", "para mim", "agora", "agora", "não aceito um NÃO como resposta".


Encerro este artigo colocando-o como uma pequeníssima noção introdutória daquilo que falarei muito neste Blog. Pode ter certeza que serei firme nas minhas manifestações, mas tenho consciência de que tudo que direi estará baseado única e exclusivamente na Bíblia, a Palavra de Deus. 

Que Deus os abençoem! 

Em Cristo,

Jerry Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário