segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Aprendendo a ser um lavador de pés





"Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
[...]
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes
" (João 13:3 a 5 e 12 a 17).


Uma das passagens que mais refleti esses tempos e ouvi Deus a falar comigo foi o relato de João quando Cristo, mais uma vez surpreendendo todos, toma uma toalha, coloca-a em seu ombro e começa a lavar os pés dos seus discípulos. Lava-os e os enxuga. 

Quero destacar alguns pontos deste memorável quadro que João, inspirado por Deus, nos traz.

O primeiro, e mais óbvio, a posição do "lavador de pés": sem dúvida alguma, a analisar a função que ele desempenha, diante de todos os escravos e servos das residências dos ricos daquela época, o lavador de pés deveria ser o mais baixo escalão de empregado. 

Isso porque lembremos que Jesus viveu em uma época em que não havia carros a disposição de todos. Se olharmos os quatro evangelhos, veremos que os discípulos e o Cristo andavam, e muito, a pé. Assim, essa parte do corpo estaria extremamente suja e, porque não dizer, mal cheirosa. Até parece que servos mais graduados se rebaixariam em lavar os pés de pessoas. Por isso, tenho para mim que provavelmente o lavador de pés seria alguém considerado "inútil" pelo seu senhor. 

Cristo encarna essa posição, de servo mais humilde, para mostrar aos seus discípulos que Ele, Aquele que João diz que o próprio Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas e, pasme, saído de Deus, foi um lavador de pés. Diante de tal despojamento de toda e qualquer glória, fico a pensar: quem sou eu? Quem sou eu se o Mestre dos Mestres, o Nome sobre todos os Nomes se "rebaixou" desta forma? Por que muitas vezes eu fico a murmurar, dizendo que não mereço essa posição que estou em minha vida, se o meu Jesus lavou os pés dos próprios discípulos?

Segundo ponto é o porquê Jesus fez isso: para servir de exemplo. A igreja do Senhor nunca irá prosperar e maturar espiritualmente se nós não seguirmos o exemplo de Cristo. Precisamos aprender a lavar os pés um dos outros, servir reciprocamente, sem que fiquemos com pensamentos negativos, mesmo que tenhamos que na nossa vida realizar funções as quais o MUNDO entende que são humilhantes. 

Lembro que em 2.014, em maio, participei do Congresso SIM, da Junta de Missões Mundias e Junta de Missões Nacionais. E havia uma sala que tinha sido nominada de "Sala de Orações". Pediam para nos sentarmos e fecharmos os olhos. Quando senti uma pessoa tirando os meus sapatos, as minhas meias e lavando os meus pés, não aguentei: desabei a chorar. Esta passagem veio à mente. Não imagino o que se passou na mente dos discípulos, mas eu sei que naquele tempo eu precisava de um ato de amor. 

Por fim, chamo sua atenção amado leitor acerca de uma pessoa ali que Jesus lavou os pés: Judas, aquele que o traiu. Além de falar, Jesus foi um homem que praticou aquilo que Ele pregava. Ele lavou os pés do homem que lhe trairia, simplesmente para mostrar que um cristão deve demonstrar amor até mesmo com aqueles que lhes fizeram o mal. 

Se depender de nós, pobres seres mortais, morreremos sem perdoar, sem orar por aqueles que nos odeiam, cheios de rancor, ódio, raiva, porque somos pecadores, é nossa natureza. Mas se Cristo estiver conosco, se pedirmos para que Ele nos lave desses pecados, entendendo e reconhecendo que Ele me amou e morreu por mim, poderemos, como o primeiro mártir, orarmos por aqueles que só querem o nosso mal e assim demonstrarmos a diferença que é sermos cristãos. 

Deixo para concluir com as palavras de Cristo: não queira ser o maior, mas o menor, como o próprio Deus encarnado deixou para nós. Não adianta só sabermos, mas sim praticarmos. 

Que Deus nos abençoe nesse intuito, que possamos buscar todos os dias sermos lavadores de pés.

No amor de Cristo,

Jerry Lima






Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
João 13:3-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário