quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Há vagas!





"Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".
Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".
Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.
Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.
Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!"
Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram" (Lucas 5:1-11).

Recentemente soube que uma pessoa muito próxima a mim tinha perdido o seu emprego. Fiquei estarrecido e arrasado. Logo pensei como ela ficaria, sua família, enfim, como seria o seu futuro daqui para frente?  Pus me imediatamente a orar por todos eles!

No mesmo dia, tinha lido sobre o texto acima na Bíblia, relatado por Lucas e comecei a refletir naquilo que ele descreveu.

Este texto mexeu comigo profundamente. Os futuros discípulos exerciam suas funções de pescadores e como Pedro disse a Jesus, tentaram pegar os peixes a noite inteira.

Eu não sei você, mas eu já tive que varar a noite toda acordado pra realizar determinada tarefa. Nem preciso dizer que ao chegar a tarde do próximo dia eu desmaiei de tão cansado que fiquei.

Imagino a angústia de Pedro, mas aprendo muito com ele. Em um primeiro momento, podemos até pensar em criticá-lo: "mas tinha que ser o Pedro mesmo né? Por que ele foi capaz de dizer a Jesus aquilo?"

Ok. Olhe pra você agora: quantas vezes (e eu me incluo nisso, sem dúvida alguma), ao acontecer algo imprevisto em nossas vidas, que estão além do nosso controle e forças, não respondemos como Pedro: eu tentei a noite toda! Eu me esforcei! Fiz tudo que podia! O Senhor não está vendo Deus?

Ocorre que Pedro confia em Jesus. Te pergunto: por que ele confiou e obedeceu a Jesus se ainda não conhecia o Mestre, sendo a primeira vez que eles se viam? 

O texto responde: "Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo". Além de estar ali trabalhando, Pedro ouviu os ensinamentos de Jesus e com certeza pensou consigo: esse homem tem algo diferente, é sábio, fala de uma maneira que traz vida a mim. 

Isso porque sem conhecer a Jesus Pedro o chama de "Mestre". E aí vem a prova da fé de Pedro: "Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". 

Fé em Jesus é isso! É ouvir os seus ensinamentos e obedecer, é confiar que mesmo nas situações mais difíceis Ele realizará milagres e cuidará de suas ovelhas. 

A bíblia não diz o destino dos tantos peixes que eles pescaram. E também não sei dizer e não me arrisco.

Mas a Palavra de Deus nos traz qual foi o destino de Pedro, Tiago e João. Ao terem contato com o Mestre não continuaram os seus afazeres normais, foram tocados pela presença e as palavras do Messias, a tal ponto que quando Ele convidou-os a deixarem tudo e seguirem-no, mesmo não sabendo o que poderia acontecer, eles obedeceram a voz do nosso Senhor.

Jesus Cristo ainda está a procura de pescadores de homens! Ainda há vagas no Reino para desempenharmos este papel! Contudo, como Cristo nos mostrou, para que possamos desempenhar esse "trabalho", precisamos ouvir os seus ensinamentos e ter fé de que se buscarmos em primeiro lugar o Reino, todas as outras coisas serão acrescentadas, assim como foi com os discípulos.

"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas
" (Mateus 6: 26 e 31 a 33).
 
 

No amor de Cristo,

Jerry Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário