segunda-feira, 2 de maio de 2016

O mito de os fins justificarem os meios - Parte final



Continuando o nosso estudo acerca do mito de que os fins justificam os meios, apresentado por muito dos pregadores desta geração, quero enfatizar um pouco acerca do meu objetivo com esse artigo.

É um artigo de alerta, irmãos, a fim de que não nos enganemos com as levianas doutrinas que têm sido pregadas sistematicamente. Assim como Jesus Cristo expulsou os arruaceiros do Templo, nós também não podemos nos omitir, no sentido de acautelarmos os amados irmãos acerca de teologias baratas, com a finalidade de vender Jesus e Deus como se fosse um produto.

A Teologia da Prosperidade é tudo, menos bíblica. Ela não tem fundamento algum na Palavra de Deus. E mais: tentam legitimá-la com esse discurso de que “os fins justificam os meios”, ou seja, mesmo que as atitudes no desenvolvimento da “obra” não sejam coadunadas com as lições cristãs e bíblicas, é válido!

Bom, prosseguindo no nosso estudo, fazendo uma síntese do que já foi falado, vimos que Paulo exorta os filipenses a serem sinceros, sem cometerem quaisquer escândalos até a volta do Nosso Senhor Jesus.

Quando fala aos cidadãos de Éfeso, é contundente no sentido de que os cristãos falem com verdade, tratem com verdade e vivam a verdade, que é a palavra de Deus.

Fazer uma interpretação efêmera, sensacionalista e superficial acerca de um texto isolado da Bíblia não é tratar, viver e falar com verdade. É manipulação das massas, de muitas pessoas, levando-as a crerem que Deus trabalha com compensação.

Eles gritam aos quatro ventos: “Façam uma coisa boa e Deus vai te recompensar! Exija a sua vitória! Reivindique-a de Deus!! Não se conforme com um NÃO!

Ah certo! Agora mandamos em Deus, o Onipotente, o Onipresente e o Onisciente Deus. Aquele que criou todas as coisas, Aquele que criou o próprio homem. Que prepotência desses pregadores anti-bíblicos...

Palavras como “pedir”, “suplicar”, “rogar”, não existem mais nos vocabulários da maioria dos pregadores evangélicos. A submissão e a declaração de que Ele é nosso Pai, e pedir que seja feita a Sua vontade, acima da nossa não tem mais aparecido nas declarações desse povo, infelizmente.

E é assim, rasgando os textos bíblicos, que esse pessoal vai pregando o que não deve, indo contra a Palavra do Senhor.

Voltando ao tema que nos interessa, um cristão nunca deve justificar os seus atos com a frase “os fins justificam os meios”.

Eles dão um jeitinho brasileiro para pregarem uma mensagem inverídica. Aí vem os defensores destes meios e dizem: “Mas irmão, a palavra (não a de Deus) está sendo pregada! O nome de Jesus (Não esse Jesus comerciante) está sendo dito e declarado! Vamos ficar felizes por isso”. Através de mentiras? Usando palavras de baixo calão, como ouvi uma vez um pregador usar o termo “viado”, se referindo às pessoas homoafetivas? Sem amor? Profecias que não edificam? Falando em línguas, mas sem EDIFICAÇÃO? Com cultos confusos? Todo mundo caindo ao toque do pregador, SEM EMBASAMENTO BÍBLICO NENHUM? Então o poder é do pregador, não de Deus é isso?

Paulo ao ensinar o Pastor Timóteo foi muito claro em sua lição (Versão Bíblia Viva):

Como lhe disse quando viajei para a Macedônia, espero que você fique aí em Éfeso, e procure impedir os homens que estão ensinando doutrinas falsas. Ponha fim aos mitos e fábulas deles, e à ideia que eles têm de valorizar genealogias, gerando questões e discussões em vez de ajudarem o povo a aceitar o plano de Deus, que é pela fé. O meu alvo é que todos os cristãos daí sejam cheios do amor que provém de um coração puro, e que suas mentes sejam limpas e a sua fé seja sincera. Mas esses mestres perderam essa ideia salutar e gastam seu tempo discutindo e falando tolices. Querem tornar-se famosos como mestres das leis, quando não têm a menor ideia do que tais leis realmente nos mostram [...] Esta afirmação é verdadeira, e como eu anseio que todo o mundo conheça isto: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores – e eu sou o maior de todos! Mas Deus teve misericórdia de mim, de tal maneira que Cristo Jesus pôde usar-me como exemplo para mostrar a todos como ele é paciente até mesmo com o pior dos pecadores, a fim de que os outros compreendam que eles também podem crer e ter a vida eterna. Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível – a ele sejam dadas a honra e glória para todo o sempre. Amém” (I Timóteo 1:3 a 7; 15 a 17).

Na verdade, a mensagem da cruz não aparece nas pregações destas pessoas que defendem e promulgam a Teologia da Prosperidade. Nem sequer ensinamentos acerca de arrependimento, perdão, o amor de Deus, infinitamente maior do que pensamos.

Hoje é só CHUVA DE BENÇÃO, DEUS VAI TE ABENÇOAR. ESPERA QUE O PERSEGUIDOR VAI SER PERSEGUIDO, QUE A LUTA VAI ACABAR E A VITÓRIA VAI CHEGAR.

Sabe quando vai chegar a vitória para o cristão? Quando estiver no Paraíso, ao lado de Deus, em comunhão com o nosso Criador e, é claro, tendo Jesus Cristo como nosso Rei. A luta nunca vai acabar aqui, porque o inimigo estará sempre em pé de guerra com o povo de Jesus.

Pedro, inspirado divinamente pelo Espírito Santo, exortou:
E agora, uma palavra a vocês, os líderes da igreja. Eu também sou um líder; com os meus próprios olhos vi Cristo morrer na cruz; e eu também participarei da sua glória e da sua honra quando ele voltar. Colegas anciãos, este é o meu apelo a vocês: Pastoreiem o rebanho de Deus; cuidem dele com boa disposição e não de má vontade; não pelo que vocês ganharão com isso, mas pelo desejo de servir ao Senhor. Não sejam tiranos, mas guiem o rebanho com o seu bom exemplo. E, quando vier o Supremo Pastor, a recompensa de vocês será uma coroa gloriosa, que nunca perde o brilho [...] Estejam alertas e vigilantes porque o inimigo de vocês, o diabo, ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vítima para devorar [...] Depois que vocês tiverem sofrido por um pouco de tempo, o nosso Deus de toda a graça lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna [...]” (I Pedro 5 :1 a 4; 8 e 10, grifei e sublinhei).
Oro, suplico a Deus, desejo imensamente que a palavra de Deus volte a ser pregada. Que a mensagem da cruz volte a ser dita, falada, cantada, apregoada, decantada a todos, a tempo e a fora de tempo.
Mas que mensagem da cruz, amigo?
Que Deus amou este mundo, este mesmo, cheio de problemas, pessoas imperfeitas, que cometem erros, inclusive eu, mas foi de tal maneira que Ele amou que ele entregou o Seu Único Filho para morrer por todos, sendo que aquele que crer neste ato de amor não vai morrer eternamente, mas vai viver para sempre, desfrutando da vida eterna.
Se você quiser saber mais, se tiver dúvidas, mande um e-mail para mim. Ficarei muito feliz em falar dessa mensagem de paz e tentar tirar todas as suas dúvidas. Se quiser também que eu ore por você, deixe o seu nome no comentário.
Que Deus abençoe todos vocês!

Em Cristo,

Jerry Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário